Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de julho de 2010

Campanha do DIA D da ortodontia




A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) realizará no dia 11 de novembro, por meio das associadas regionais no Brasil, a segunda edição da campanha nacional Dia D. Com o tema Ortodontia Preventiva Já!, a ABOR quer alertar a população sobre cuidados com os dentes que podem evitar ou minimizar futuros problemas ortodônticos, principalmente em crianças com até 10 anos de idade.

O trabalho de prevenção e orientação social será feito a partir de informações apontadas no levantamento estatístico de maloclusões em crianças de 6 a 10 anos realizado no dia 30 de maio pelas regionais da ABOR no País. O levantamento promovido em 19 estados e no Distrito Federal, com o total de 4.776 atendimentos revelou que grande parte das crianças apresenta alto índice de cáries em dentes decíduos e permanentes e também perda precoce desses dentes, fatores decisivos para o desenvolvimento de problemas de oclusão no futuro.

A campanha Dia D da Ortodontia pretende ainda dar continuidade ao trabalho de prevenção iniciado em 2008, quando a ABOR alertou sobre os procedimentos que devem ser tomados antes de se iniciar o tratamento ortodôntico, principalmente orientações sobre o profissional qualificado. Cerca de 200 especialistas em Ortodontia, além de estudantes de especialização em Ortodontia e voluntários em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, estarão presentes em locais de grande circulação de pessoas no Brasil para repassar informações e orientações sobre os hábitos que podem causar maloclusão, como chupar o dedo e respirar pela boca, e o que fazer para prevenir esses problemas. Como material de apoio foi elaborado Gibi informativo, com conteúdo apropriado para crianças na faixa etária de 6 a 10 anos de idade. O Gibi narra a história de dois personagens que se encontram em razão de um problema ortodôntico que atrapalha a vida de um deles. Com uma linguagem descontraída a peça orienta cuidados que podem evitar cáries e perdas precoce de dentes.

Situação no Brasil
Mais de 60% das crianças com idade entre 6 e 10 anos, que participaram do levantamento da ABOR em 30 de maio deste ano, apresentaram alto índice de cáries em dentes de leite e permanentes.Segundo o presidente da ABOR Nacional, Ronaldo da Veiga Jardim, os dados levantados mostram a importância do trabalho de prevenção e orientação da sociedade para a correção de hábitos que causam a maloclusão. A orientação no momento adequado, faixa de 6 a 10 anos, é um serviço de baixo custo que pode evitar ou minimizar problemas ortdônticos da população brasileira. Os problemas podem se agravar, caso providências não sejam tomadas a tempo, destaca Ronaldo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário