Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

COMO ESCOLHER UM DENTISTA

Encontrar o dentista adequado para você e sua família pode ser como encontra vaga de estacionamento em um shopping center lotado. Com milhares de cirurgiões-dentistas atuantes em todo o país - com suas especialidades próprias, locais específicos e as horas de atendimento - como restringir a pesquisa até encontrar um dentista que é certo para você?


Quando você tem sintomas como uma grave dor de dente, dor constante no maxilar ou sangramento nas gengivas,é fácil identificar que você precisa consultar um dentista especialista. Na maioria dos casos é indicado primeiramente consultar um dentista clínico geral para um exame bucal mais amplo.


Se o clínico geral detectar a necessidade de tratamentos que estão fora da esfera da sua capacidade, ele irá encaminhá-lo ao especialista adequado. Muitos dentistas clínicos gerais executam alguns dos mesmos tratamentos dentários feitos por especialistas, tais como extrações de dentes, canais, próteses, etc.


Além da Clínica Geral, o CFO (Conselho Federal de Odontologia) reconhece 19 especialidades em Odontologia, são elas:


  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais

  • Odontogeriatria

  • Dentística

  • Odontopediatria

  • Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial

  • Ortodontia

  • Endodontia

  • Ortopedia Funcional dos Maxilares

  • Estomatologia

  • Patologia Bucal

  • Imaginologia Dento-Maxilo-Facial

  • Periodontia

  • Implantodontia

  • Prótese Buco-Maxilo-Facial

  • Odontologia Legal

  • Prótese Dentária

  • Odontologia do Trabalho

  • Saúde Coletiva

  • Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais

10 dicas para escolher um dentista:


1- Na primeira visita ao dentista, observe com atenção as instalações físicas do local, desde a recepção ao interior do consultório. Fique atento aos aspectos relacionados à limpeza do ambiente, à esterilização do material e ao uso de gorro, luvas, máscara e agulhas descartáveis. Esses procedimnetos evitam a transmissão de doenças.


2- Durante a primeira consulta, peça todas as explicações sobre o tratamento que vai ser realizado em sua boca. O profissional deve demonstrar a competência necessária para os procedimentos e transmitir segurança ao paciente.


3- O profissional deve se preocupar em ensinar como cuidar dos dentes para prevenir problemas futuros, demonstrando cuidado com a saúde bucal de seus pacientes.


4- Repare na maneira como o dentista trata os seus pacientes, funcionários e, também, na atenção que dispensa às suas dúvidas. Se ele trata a todos com gentileza, é sinal que fará o mesmo com você.


5- O tempo de formado do profissional não é de vital importância, mas também conta pontos.


6- Não procure um dentista priorizando apenas o lado financeiro. Quando o preço for muito alto, peça descontos e, se for muito baixo, desconfie.


7- Para que sua escolha seja definitiva e segura, consulte diferentes profissionais a fim de obter vários orçamentos. Peça indicação a familiares e amigos.


8- Cuidado com propagandas enganosas. Leve em consideração o currículo do profissional e os resultados do seu trabalho. Um bom dentista deve estar bem atualizado e freqüentar congressos para se especializar cada vez mais.


9- Observe a quantidade de tempo que o profissional reserva para cada paciente. No intervalo entre as consultas é necessário que seja feita a correta limpeza do consultório.


10- Faça uma análise logo na primeira consulta se houve a preocupação do profissional quanto ao seu problema, ou simplesmente, se o profissional se restringiu a fazer o orçamento.

15 MOTIVOS PARA CONSULTAR UM DENTISTA.

  1. MANTER A SAÚDE DO CORPO: uma boca bem cuidada reflete na saúde de todo o corpo. Uma má mastigação ou mesmo uma mordida errada podem ocasionar desde dores de cabeça até problemas cardíacos. Visite um dentista e seja saudável!

  2. RECONQUISTAR A AUTO-ESTIMA: manter um sorriso saudável e harmonioso é uma boa maneira de elevar a auto-estima. Lembre-se: o seu sorriso é seu cartão de visita. Para ficar bem com você mesmo, procure um dentista!

  3. PREVENÇÃO: prevenir cáries, placa bacteriana, doenças periodontais e mau hálito evita problemas mais sérios no futuro e gastos altos em longos tratamentos. Faça um check-up periódico, seja prevenido, consulte um dentista!

  4. MANTER OS DENTES LIMPOS: uma higienização bem feita depende da escovação dos dentes e da língua, do uso de fio dental, de anti-sépticos bucais e de escova lingual, diminuindo a formação da placa bacteriana, de cáries e tártaro. Incentive a saúde bucal das crianças também. Busque a orientação de um dentista e aprenda a manter os dentes limpos corretamente!

  5. SUBSTITUIR RESTAURAÇÕES: suas restaurações antigas feitas em amálgama, aquele material na cor prata, podem ser substituídas por resinas mais atuais que são imperceptíveis e duradouras. Renove seu sorriso, visite um dentista!

  6. COLOCAÇÃO DE PRÓTESES OU IMPLANTES: A falta de algum dente causa vários incômodos, os implantes e as próteses possibilitam a substituição de um ou mais dentes perdidos. Sorria com tranquilidade, procure um dentista!

  7. ENDIREITAR OS DENTES: dentes tortos, além de serem esteticamente feios, diminuem o rendimento mastigatório, podem causar dores de cabeça e ouvido, prejudicam a fala, entre outros problemas. Marque sua consulta com um dentista e conquiste um sorriso perfeito!

  8. PERDER O MEDO: dentista não é mais sinônimo de dor. Hoje, o tratamento dentário é muito mais eficaz, rápido e indolor com a tecnologia disponível nos consultórios. Se você precisa de algum tratamento, perca o medo e agende sua consulta com um dentista!

  9. EVITAR PROBLEMAS CARDÍACOS: quase ninguém sabe, mas as bactérias do tártaro dental podem atacar o coração. A endocardite bacteriana, um tipo de problema cardiológico decorrente de processos infecciosos, pode ter origem na cavidade oral e causar a proliferação de bactérias nocivas ao organismo. Previna-se de problemas sérios como esse, visite seu dentista regularmente!

  10. NÃO TER DOR DE DENTE: a melhor solução para a dor de dente é a prevenção. Visitas periódicas ao dentista, mesmo sem a existência de qualquer sintoma, podem detectar o problema desde cedo, garantindo o sucesso do tratamento. Para evitar o surgimento de uma dor de dente repentina, consulte seu dentista duas vezes ao ano!

  11. COMBATER O MAU HÁLITO: 90% das causas do mau hálito estão na boca. Escovar os dentes e a língua é essencial para manter um bom hálito. Visitar o dentista duas vezes ao ano também pode evitar uma situação desagradável.

  12. DEIXAR OS DENTES BRANCOS: já existem muitas técnicas para clarear as diversas manchas nos dentes. O seu dentista irá realizar o tratamento indicado para o seu caso. São técnicas que vão desde raspagens e polimento até o uso de laser. Ilumine seu sorriso, procure um dentista!

  13. LIMPAR A FUNDO: mesmo realizando a higiene bucal diariamente, existem lugares que a escova não alcança, acumulando placa na gengiva e entre os dentes. Consulte seu dentista para realizar uma limpeza mais profunda!

  14. PREVENIR O CÂNCER BUCAL: exames periódicos ajudam a identificar pequenas lesões que, se não tratadas, poderão evoluir para alguma forma de câncer. Previna-se, marque uma consulta com um dentista!

  15. TRATAR CÁRIES: tratar cáries assim que elas surgem evita procedimentos mais dolorosos como tratamentos de canal e das gengivas. Visite o dentista regularmente e tenha um sorriso saudável!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como escovar os dentes


Qual a maneira certa de escovar?

Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos, isto é, 120 segundos! A maioria dos adultos não chega nem próximo a este tempo. Para se ter uma idéia do tempo necessário para uma boa escovação, use um relógio na próxima vez que escovar os dentes. Escove-os com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar, e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas.

Concentre-se na limpeza de cada setor da boca, da seguinte maneira:

  • • Escove as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • • Escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores.
  • • Em seguida, escove as superfícies de mastigação.
  • • Para ter hálito puro, escove também a língua, local onde muitas bactérias ficam alojadas.

Técnicas corretas de escovação:

como-escovar1

Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.
como-escovar2

Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha, a face interna dos dentes e a superfície usada para mastigar.

como-escovar3

Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

Que tipo de escova dental devo usar?

A maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar. Muitos escolhem a escova elétrica como a melhor alternativa, pois ela limpa com maior facilidade e é particularmente indicada para pessoas que têm dificuldade para higiene bucal ou têm menor destreza manual.

Qual a importância do creme dental na escovação?

É importante que você use o creme dental mais adequado para o seu caso. Atualmente existe uma grande variedade de produtos feitos especialmente para combater cáries, gengivite, tártaro, manchas e sensibilidade. Pergunte ao seu dentista qual o tipo de creme dental mais adequado.

Quando devo trocar minha escova dental?

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar

desgastada. Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Visite o www.colgate.com.br

Sua fonte de informações na Internet para ter um sorriso atraente e saudável, juntamente com as últimas novidades e indicações sobre higiene bucal